Método do estudo
Os 💸 pesquisadores mostraram cenas de seis tamanhos e seis níveis de desordem aos participantes por períodos entre 300 e 900 ms, 💸 e perguntaram se eles achavam que a duração era longa ou curta.
Os resultados de dois grupos, totalizando cerca de 100 💸 pessoas, revelaram que os participantes eram mais propensos a achar que haviam estado vendo cenas pequenas e altamente desorganizadas - 💸 como uma despensa abarrotada - por um período menor do que o real, enquanto o contrário ocorria quando as pessoas 💸 viam cenas grandes com pouca desordem, como o interior de um hangar de aeronaves.
Imagens memoráveis processadas mais rápido
Quando a equipe 💸 realizou uma análise usando modelos de aprendizado profundo do sistema visual, descobriu que as imagens mais memoráveis eram processadas mais 💸 rapidamente. Além disso, a velocidade de processamento de uma imagem estava correlacionada com o tempo que os participantes achavam ter 💸 visto ela.
"As imagens podem ser mais memoráveis porque estão processadas mais rápido e mais eficientemente no sistema visual, e isso 💸 impulsiona a percepção de tempo", disse Wiener.