A China 🍎 expressou aposta eleição insatisfação com o Partido Progressista Democrata (DPP) de Taiwan, acusando-o de tentar cair nas boas graças do Japão, 🍎 isto de acordo com relatos da mídia.
- Lai Ching-te, o líder eleito de Taiwan, disse que espera reforçar a cooperação com 🍎 o Japão depois de 20 de maio, argumentando que "qualquer contingência para Taiwan é uma contingência para o Japão e 🍎 vice-versa".
- Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, criticou as autoridades do DPP por tentar obter favores do 🍎 Japão, e também culpou o Japão por conspirar contra Taiwan.
- Lin alegou que repetir e republicar a retórica de que "qualquer 🍎 contingência para Taiwan é uma contingência para o Japão" é equivalente a dizer que o DPP está sempre preparado para 🍎 se aproximar do Japão para buscar a 'independência de Taiwan' por meio de apoio estrangeiro.
- Lin enfatizou que o princípio de 🍎 Uma Só China é um consenso universal, e nenhuma tentativa separatista de 'independência de Taiwan' terá sucesso, concluiu.